domingo, 13 de setembro de 2015

1984 - Transas & Caretas

         Transas e Caretas é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 9 de janeiro a 20 de julho de 1984 às 19h, substituindo Guerra dos Sexos e sendo substituida por Vereda Tropical, e foi apresentada em 167 capítulos.
     

              Escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Daniel Más, e dirigida por José Wilker e Mário Márcio Bandarra, com supervisão de Paulo Ubiratan.




SINOPSE:

          Transas e Caretas narra a história de Francisca Moura Imperial (Eva Wilma), uma rica empresária, e seus dois filhos: Jordão (Reginaldo Faria) e Tiago (José Wilker), que pouco se interessam pelos negócios da família. Os dois rapazes são fruto do casamento de Francisca com Roberto (Paulo Goulart), um homem sedutor que circula pela alta sociedade, mas não tem onde cair morto.

         Jordão e Tiago são exatamente o oposto um do outro. Jordão é conservador e comporta-se como um homem do século XIX: possui convicções monarquistas, quer aprender a tocar cravo, tem um mordomo que canta ópera e até mesmo uma mucama, a Dorinha (Zezé Motta). Tiago, por sua vez, é completamente inserido em seu tempo, antenado e fanático por novidades eletrônicas. Amante da tecnologia, ele tem um robô como mordomo, a quem chama de Alcides (Quinzinho).


          O único ponto em comum entre os dois irmãos é que ambos são solteirões convictos.Francisca vive preocupada com seus filhos, mas não consegue interferir como deseja em suas vidas. Excêntrica e cheia de ideias mirabolantes, ela decide fazer uma cirurgia plástica, que a remoça 20 anos, acreditando que assim conseguirá se aproximar mais de Jordão e Tiago. A grande preocupação de Francisca é que pelo menos um de seus filhos se case e lhe dê um neto, garantindo assim a continuação do nome da família. Para alcançar seu objetivo, a matriarca convence a bela Marília (Natália do Vale) a seduzir um deles. Marília é uma moça de origem humilde, esforçada, que luta para melhorar de vida. Vive com os pais, Joaquim (Jofre Soares) e Dalva (Yolanda Cardoso), e faz o possível para ajudá-los nas despesas domésticas. Estuda Administração de Empresas e é namorada de Dirceu (Paulo Betti), um artista plástico disposto a conquistar o sucesso a qualquer preço. Ela decide aceitar a proposta de Francisca interessada no dinheiro que receberá.



          Marília se aproxima de Jordão e Tiago, sem que eles saibam um do outro, e um fato inesperado acaba mudando o rumo da trama: os dois irmãos ficam apaixonados pela moça. O enredo folhetinesco se complica ainda mais quando Marília, depois de ficar noiva de Jordão, se descobre apaixonada por Tiago.
No decorrer da história, Jordão (Reginaldo Faria) e Tiago (José Wilker) modificam suas personalidades. O primeiro fica menos “careta”, e o outro se revela nem tão moderno. Jordão chega a marcar o casamento com Marília (Natália do Vale), saindo na frente do irmão, mas ela, apaixonada por Tiago, o abandona na porta da igreja.



          Extremamente desapontado, Jordão resolve pedir a mão da amiga Liana (Lady Francisco) em casamento, para desespero de sua mãe. Liana é uma mulher simples, mais velha do que Jordão, que fora prostituta no passado. Encantada por Jordão, ela aceita o pedido de casamento e passa a sofrer com a perseguição da sogra, que chega a lhe oferecer altas quantias em dinheiro para ela sumir do mapa. Liana ainda tem de enfrentar Sofia (Renata Sorrah), professora de música de Jordão, apaixonada por ele. No entanto, Liana vence todos os obstáculos e termina a história ao lado de Jordão, transformando inteiramente sua vida. O romance com Liana faz de Jordão um homem mais despojado, menos formal. Ele chega a aprender a dançar rock’n’roll. A felicidade do casal se completa quando ela engravida. Tiago, por sua vez, termina a história com Marília, com quem também tem um filho.



ELENCO:


Eva Wilma - Francisca Moura Imperial
José Wilker - Thiago Moura Imperial Leme
Reginaldo Faria - Jordão Moura Imperial Leme
Natália do Vale - Marília
Renata Sorrah - Sofia
Paulo Goulart - Roberto Leme
Lady Francisco - Liana
José de Abreu - Renato
Aracy Balabanian - Ana
Jece Valadão - Marcos
Zezé Motta - Dorinha
Paulo Betti - Dirceu Valente
Lídia Brondi - Luciana
Kate Hansen - Fernanda
Cláudio Cavalcanti - Douglas
Cláudio Corrêa e Castro - Régis
Yolanda Cardoso - Dalva
Jofre Soares - Joaquim
Suely Franco - Gina
José Augusto Branco - Nestor
Thelma Reston - Célia
Henrique Martins - Marcos Jacinto Cintra
Otávio Augusto - Danilo
Tetê Medina - Danusa (Dusa)
Sérgio Mamberti - Antônio
Mônica Torres - Cláudia Cowboy
Nicole Puzzi - Leonor
Carlos Kroeber - Dom Manuel
Norma Geraldy - Efigênia
Clementino Kelé - Zé Eduardo
Dedina Bernardelli - Estela
Tânia Loureiro - Sônia
Flávio Guarnieri - Guto
Monique Curi - Lívia
Marcus Alvisi - Beto
Júlio Braga - Rick
Quinzinho - Alcides
Christiane Torloni - Catarina
Marcos Paulo - Sérgio Mox
Anselmo Vasconcelos - Ronaldo
Renata Fronzi - Sônia Braga
Ítalo Rossi - Gilberto Braga
Leina Krespi - Adalgisa
Nestor de Montemar
Sônia Ayres
Ana Luiza Folly
Germano Vezani - Aderbal



MARÍLIA (Natália do Vale):

Moça solteira de origem simples, mas com muita garra. É filha de Joaquim (Jofre Soares) e Dalva (Yolanda Cardoso), a quem não gosta de ver sofrer por falta de dinheiro. Formou-se em Administração de Empresas e luta para conseguir um emprego. Marília mantém uma relação duradoura com Dirceu (Paulo Betti). Sua vida toma um novo rumo quando conhece Francisca (Eva Wilma).



TRILHA SONORA:

Fogueira - Maria Bethânia 
Brega Chique - Eduardo Dusek
Bip Bip - Herva Doce
Cacho de Uva - Ronnie Von 
Broto Especial - Neusinha Brizola 
Doce Paixão - Liliane 
Transas e Caretas - Trio Los Angeles 
Baby - Gal Costa 
Trocas e Baldrocas - Harmony Cats 
Recomeçar - Água Marinha 
Então Tá - Júnior Mendes
Inútil - Ultraje a Rigor 
Eterno - Ano Luz
Uma Vez, Uma Tarde - Marcos Rezende
Let's Stay Together - Tina Turner
Ebony Eyes - Rick James & Smokey Robinson
Yah Mo Be There - James Ingram & Michael McDonald 
Finding Out The Hard Way - Cynthia Rhodes 
Gimme a Little Sign - Kenny James 
Almost Paradise - Ann Wilson & Mike Reno 
Souvenir Of China - Jean Michel Jarre 
Talking In Your Sleep - The RomanticsDrifting Dreaming - Cleo Layne & James Gallway 
Joanna - Kool & The Gang 
Eva - Umberto Tozzi 
Victims - Culture Club 
Trouble In Paradise - Sylvester
I'm Going To Go - Jago


Nenhum comentário:

Postar um comentário