sábado, 25 de julho de 2015

1980 - Água Viva

          Água Viva é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de fevereiro a 8 de agosto de 1980, em 161 capítulos, substituindo Os Gigantes e sendo substituída por Coração Alado.
          Escrita por Gilberto Braga com a colaboração de Manoel Carlos, foi dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan, com direção geral de Roberto Talma.
          Apresentou Betty FariaReginaldo FariaRaul CortezLucélia SantosÂngela LealTônia CarreroBeatriz SegallJosé LewgoyTetê MedinaNatália do ValeCláudio CavalcantiKadu MoliternoIsabela GarciaFábio Júnior e Glória Pires nos papéis principais da trama.
          Reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 13 de fevereiro a 31 de agosto de 1984, em 145 capítulos, foi a primeira novela das oito reprisada à tarde, quebrando o padrão de que apenas novelas das seis ou sete horas eram reprisadas nesta faixa. A sua liberação foi conseguida em cima da hora, já que, em janeiro de 1984, a Rede Globo tinha exibido chamadas do retorno de Elas por Elas.
          Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 30 de setembro de 2013 a 5 de abril de 2014, substituindo Rainha da Sucata e sendo substituída por Dancin' Days, em 159 capítulos. A reprise da trama foi escolhida pelo público por meio de uma votação. Concorrendo com Fera FeridaO Dono do Mundo e A indomada, a trama venceu a enquete com 41.7% dos votos. 
          Em 2015,a novela foi lançada em DVD pela Globo Marcas


SINOPSE:
          A trama gira em torno de Maria Helena, uma pequena órfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sente-se insegura e amedrontada. É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera. A sua única amiga é Suely, voluntária do abrigo, que descobre que o pai biológico de Maria Helena é Nelson Fragonard, um boa-vida apaixonado por pesca em alto-mar e irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard.

          Suely, uma "ferromoça" humilde, procura Nelson com o objetivo de apresentar-lhe Maria Helena, mas o playboy se recusa a acreditar na paternidade da órfã. Na mesma época, Nelson aceita participar de uma negociata proposta por seu melhor amigo,Tércio, que lhe propõe assumir formalmente a propriedade de uma empresa de autopeças, com o pretexto de evitar uma partilha de bens com sua esposa. Porém, durante uma competição de pesca em sua lancha, Tércio sofre um ataque cardíaco e seu cadáverdesaparece no mar. Logo após a tragédia, Nelson descobre que a empresa encontra-se falida e que, como novo "dono" dela, terá que assumir todo o passivo de dívidas da mesma. Em pouco tempo a Justiça arresta todos os seus bens e Nelson cai na pobreza. Com isso, o destino de Maria Helena permanece incerto.

          Paralelamente, Janete é uma moça que não se conforma em ter os pais, Evaldo e Wilma, sustentados pela tia solteirona Irene. Em meio aos seus conflitos familiares, Janetedesperta a paixão em Bruno, jovem fotógrafo e filho do milionário Kléber Simpson, ex-marido de Stella Fraga Simpson, uma socialite excêntrica. Bruno faz de tudo para conquistar Janete, mas a moça não lhe corresponde ao amor.
          Ela acaba se apaixonando por Marcos, um jovem médico, e o sentimento será recíproco, para desespero de Bruno. Contudo, o amor entre os jovens terá que enfrentar a ferrenha oposição da megera Lourdes Mesquita, uma aristocrata falida e mãe de Marcos. Lourdes deseja ver o filho casado com Sandra, filha de Miguel Fragonard. A vilã também detesta seu genro, o professor universitário esquerdista Edir, marido de sua filha, Márcia. O casal acaba assumindo a guarda provisória de Maria Helena.

          Em meio a tudo isso, desenrola-se também o drama de Lígia, uma alpinista social recém-separada de Heitor, que a traiu com sua melhor amiga, Selma. Após a separação, Lígia se envolve com Nelson. Ela não sabe que Nelson é irmão de Miguel, mas encanta-se com sua aparência e simplicidade de caráter. Os dois iniciam um relacionamento, em meio à luta de Nelson para sobreviver em sua nova condição social. Ele, no entanto, esconde o seu passado de Lígia, esperando que ela baseie seus sentimentos apenas na sua pessoa.
          Nelson e Miguel passaram a maior parte de suas vidas formalmente rompidos. Para Nelson, seu irmão mais velho teria se aproveitado da morte de seus pais para o prejudicar na partilha da herança. Todavia, enquanto o jovem Miguel lutava para se tornar um cirurgião plástico mundialmente conhecido, Nelson apenas vivia de acordo com a rendaobtida de sua herança. Foi a queda do padrão de vida de Nelson, em paralelo com a morte de Lucy, esposa de Miguel, que reaproximou os dois.

          Mas o caso de amor é mortalmente abalado após a prisão de Nelson, envolvido injustamente em um caso de contrabando de joias comandado por seu sócio Evaldo. Lígia, então se envolve amorosamente com Miguel, recentemente viúvo de Lucy, morta em uma explosão acidental de lancha. E aí recomeça a disputa entre os dois irmãos, agora envolvendo o amor de Lígia.

ELENCO: 
REGINALDO FARIA - Nelson
BETTY FARIA - Lígia
RAUL CORTEZ - Miguel Fragonard
TÔNIA CARRERO - Stella Simpson
LUCÉLIA SANTOS - Janete
FÁBIO JÚNIOR - Marcos
BEATRIZ SEGALL - Lourdes Mesquita
CLÁUDIO CAVALCANTI - Edir
NATÁLIA DO VALE - Márcia Mesquita
ÂNGELA LEAL - Sueli
GLÓRIA PIRES - Sandra
KADU MOLITERNO - Bruno
JOSÉ LEWGOY - Kleber
ISABELA GARCIA - Maria Helena
ELOÍSA MAFALDA - Irene
MAURO MENDONÇA - Evaldo
TAMARA TAXMAN - Selma
CARLOS EDUARDO DOLABELLA - Heitor
ARLETE SALLES - Celeste
JORGE FERNANDO - Jader
MARIA PADILHA GONÇALVES - Beth
FERNANDO EIRAS - Alfredo
JACQUELINE LAURENCE - Clarice
ARACY CARDOSO - Vilma
TERESINHA SODRÉ - Marinete
IVAN CÂNDIDO - Técio
EDSON SILVA - Lafayette
ILVA NIÑO - Antônia
LÍCIA MAGNA - Edite
CLEMENTINO KELÉ - Tinhorão
MARIA HELENA DIAS - Clara
MARIA HELENA PADER - Mary
MARIA ZILDA - Gilda
ÍSIS KOSCHDOSKI - Cíntia
TICIANA STUDART - Lia
JOSÉ CARLOS SANCHES - Lúcio
FRANCISCO DANTAS - Marciano
DARY REIS - Joel
CLEYDE BLOTA - Marlene
HEMÍLCIO FRÓES - Armando
JOHN HERBERT - Jaime
DANTON JARDIM - Edson
ÉRICA KUPPER - Roberta
RICARDO PETRÁGLIA - Max
DAVID PINHEIRO
ÊNIO SANTOS - Delegado Rômulo Siqueira
FERNANDO AMARAL - Serpa
IVAN MESQUITA - Detetive Milton Sarpo
NILDO PARENTE - Fonseca
ORION XIMENES - Valtinho
JARDEL MELLO - Carlos
TONY FERREIRA - Valdir
WALESCA SOUTO MAIOR - Patrícia
JOÃO CLÁUDIO MELO - Paulo Roberto
MARIA ALICE MANSUR - Cristina
MÁRCIA VELOSO - Amélia
LUCY MAFRA - Rosa 
JOÃO LUIZ - Galdino
LAURA VASCONCELOS - Cláudia
HAROLDO MACEDO - Poti
BEKI KLABIN - Beki
PAULO PINHEIRO - advogado
ROGERIANO DE FREITAS - advogado
TETÊ MEDINA - Lucy
MILTON MORAES - Sérgio
HENRIETTE MORRINEAU - Jojô Besançon
GRANDE OTHELO - Canivete



TRILHA SONORA:

"Grito de Alerta" - Maria Bethânia
"Desesperar Jamais" - Simone
"Altos e Baixos" - Elis Regina
"20 e Poucos Anos" - Fábio Jr.
"Noites Cariocas" - Gal Costa
"Menino do Rio" - Baby Consuelo
"Realce" - Gilberto Gil
"Amor, Meu Grande Amor" - Ângela Rô Rô
"No Tempo dos Quintais" - Elizeth Cardoso
"Peito Vazio" - Lúcia Araújo
"Wave" - João Gilberto
"Cais" - Milton Nascimento
"Lead Me On" - Maxine Nigthingale
"Love I Need" - Jimmy Cliff
"Do That To Me One More Time" - Susan Case & Sound Around
"Ships" - Barry Manilow
"D.I.S.C.O." - Ottowan
"Just When I Needed You Most" - Tony Wilson
"Memories" - Bianchi
"Babe" - Styx
"Just Like You Do" - Carly Simon
"I Don't Want To Fall In Love Again" - Voyage
"Cruisin' " - Smokey Robinson
"The Second Time Around" - Shalamar
"Never (Gonna Let You Go)" - Charme
"Mandolay" - La Flavour



MARCIA MESQUITA ( Natália do Vale): 
Filha de Lourdes (Beatriz Segall), casada com Edir (Cláudio Cavalcanti). Jovem e bonita, trabalha com a mãe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário